sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Efeito piso de madeira com porcelanato e PVC


O piso de madeira tem tido bastante sucesso por causa da sensação de elegância e aconchego que ele traz ao ambiente. Seja ele os tacos ou as tábuas corridas. Acontece que a manutenção desse material é mais difícil de ser executada, devido a delicadeza do material.

Foi exatamente por esse motivo, que algumas empresas do ramo inovaram criando revestimentos de outro material, no qual a sua estética assemelha a madeira. Estes materiais são o porcelanato e o PVC (Poli Cloreto de Vinila). Tratam-se de um revestimento de alta tecnologia, e podem ser encontrados em vários tons e formatos. Uma das vantagens desses materiais é o menor custo (em algumas ocasiões), resistência e maior facilidade na hora da aplicação. 




Porcelanato:


No caso do porcelanato, a vantagem está na praticidade de ter um revestimento cerâmico. Várias marcas já trabalham com esta opção. As empresas possuem diversas opções de peças que imitam com perfeição tábuas de madeira como araucária, eucalipto, imbuia, garapera, ipê, entre outras.
Há também linhas que reproduzem a madeira envelhecida e possuem até textura, dando mais realismo às peças.

Os porcelanatos com este padrão também são vendidos em formato comprido, com 20X120 cm, como se fossem tábuas (foto acima), contribuindo ainda mais no efeito natural.


A aplicação é igual a de um revestimento cerâmico comum, assentando sobre o contrapiso com argamassa e finalizando com rejunte específico. Somente por isso – o rejunte- é que é possível identificar que aquele piso não é madeira real, já que a união das peças fica bem delimitada. Outra coisa é a temperatura. O porcelanato é frio, diferente do calor natural do piso de madeira, ou mesmo do PVC.
Para quem está reformando e que trocar o piso já aplicado, a Portobello desenvolveu um porcelanato extra fino, que permite a sobreposição ao revestimento já existe. Um solução que evita quebradeiras e até o ajuste de portas para que se adequem a nova altura do piso.




PVC (Poli Cloreto de Vinila):


Outra boa alternativa são os laminados de PVC. São produtos à base de plástico, mas com aparência perfeita de madeira. Flexíveis e de fina espessura (chegam até 2mm), esse revestimento pode ser colocado tanto no contrapiso quanto sobreposto ao já existente.
A fixação é feita geralmente com uma cola de contato, do mesmo tipo da usada por marceneiros, mas algumas linhas são autoadesivas – o que é bem prático. Em ambos os casos, a aplicação é rápida e é possível fazer a instalação de um ambiente inteiro em poucas horas.
A junção das peças é perfeita, porém o revestimento não é recomendado para áreas externas. Segundo o fabricante, a manutenção é simples. Pode ser feita com pano úmido, detergente neutro e também pode ser lavado.
É mais comum vermos o PVC em espaços comerciais, mas o uso em residências é muito indicado e vem crescendo. A temperatura do PVC assemelha-se a da madeira e o piso possui boa absorção de ruídos.





Postado por Ellen Oliveira.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

QUEM SOMOS ?

Olá a todos! Sejam muito bem-vindos ao nosso blog "Revestimento para Piso".

Nós somos alunas do SENAI, estamos cursando Técnico em Edificações e criamos esse blog para que através dele todos possam ficar sabendo sobre as novidades e novas tecnologias do design de revestimentos de piso do Brasil e do mundo. Toda semana iremos publicar uma nova notícia sobre o assunto já citado acima.
Revestimento para piso é mais do que decoração. É design, glamour, beleza, tudo para que seu ambiente fique cada vez mais aconchegante e luxuoso.

 

Blogueiras:Ellen Oliveira, Amanda Santos e Diana Faria.