quarta-feira, 5 de junho de 2013

A tabela indica a espessura de juntas mínimas recomendadas, considerando que os componentes cerâmicos sejam de boa qualidade.

Espessura de juntas para revestimento
Área dos componentes
A ( cm²)
Revestimento interno
(mm)
Revestimento externo
(mm)
A≤ 250
1,5
4,0
250<A≤400
2,0
5,0
400<A≤600
3,0
6,0
600<A≤900
5,0
8,0
A>900
6,0
10,0

(Bibliografia; Mestre-de-obras 2° edição (coleção tecnologia SENAI)


DIANA RAMOS FRAGA 

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Posicionamento e dimensionamento das juntas

O valor da espessura da junta de movimentação, tanto na direção vertical como na horizontal, recomenda-se intervalo de 8 a 12 mm. Uma junta de movimentação deve ser dimensionada para absorver, no máximo, 30% de sua espessura. Assim, uma junta de 10 mm poderia absorver deformações de até 3 mm.

(Bibliografia; Mestre-de-obras 2° edição (coleção tecnologia SENAI)

DIANA RAMOS FRAGA 

segunda-feira, 20 de maio de 2013


Juntas entre componentes

 Também chamadas juntas de assentamento, preenchem o espaço de alguns milímetros que ficam entre as peças cerâmicas assentadas. Essas juntas têm as seguintes função:

• Reduzem a deformação do pano de revestimento;

• Aumentam a capacidade de absorver deformações internas, decorrentes de variações térmicas e de deformações das bases;

• Absorvem as variações dimensionais dos componentes cerâmicos;

• Permitem alinhamento preciso (nas duas direções ortogonais) dos componentes;

• Favorecem harmonia estética, valorizando o conjunto.

(Bibliografia; Mestre-de-obras 2° edição (coleção tecnologia SENAI)

DIANA RAMOS FRAGA 

sexta-feira, 17 de maio de 2013


CURIOSIDADE

“Somente materiais com mais capacidade de deformação (pisos de borracha, placas e mantas de PVC, linóleos, papel de parede, etc...) admitem assentamento sem juntas abertas”. 

Postado por : Diana Fraga  

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Os pisos de linoleo e suas vantagens.

Um Produto Natural. Linóleo é um material utilizado para a fabricação de revestimentos de pavimentos derivados de matérias-primas naturais renováveis​​.

Ele é feito a partir de óleo de linhaça solidificado, misturado com a farinha de madeira ou pó de cortiça, sobre uma base de uma tela ou de pano grosso. Normalmente criam-se os pigmentos à mistura para dar cores diferentes e, assim, obter o linóleo.

É certamente o piso mais reconhecido e tradicional do mercado. O 2013 vai marcar o 150 aniversário da sua invenção, já que em 1863 o comerciante Inglês e inventor Frederick Walton registrou a patente para a fabricação industrial.

Matéria-prima: Óleo de linhaça, Resina, Farinha de madeira, Calcário, Pigmentos, Juta, Farinha de cortiça.

As 10 Vantagens de os Pisos de Linóleo

.
• Feito a partir de matérias-primas renováveis.
• Bacteriostático naturalmente.
• Biodegradável.
• Pode ser reparado.
• Resistente a queimaduras de cigarro.
• Fácil limpeza e manutenção
• Baixo custo em seu ciclo de vida.
• Muito durável. Sua aparência original é mantida durante muitos anos.
• Uma grande quantidade de referências e cores disponíveis
• Qualidades de segurança excelentes, graças à sua composição têxtil elástica.

Aquisição e Instalação


.

Quanto à sua venda e características de distribuição, como os outros pavimentos flexíveis, eles são fornecidos pela  rolos ou azulejos.

A instalação geralmente requer a assistência de um profissional, mas tem a vantagem de que pode ser feito sobre o piso existente, portanto, salva ter de remover o piso existente, assim, evitar custos mais elevados.

Apesar de sua longa tradição, o uso de linóleo anos atrás foi focada principalmente em áreas de esportes ou grandes superfices públicas. Isto porque o linóleo é um piso cuja capa superior não é fina, característica que reduz o risco de acidentes. Além disso, a superfície deste pavimento é homogénea e higiénica, permitindo que a formação física pode ser realizada com segurança directamente sobre o solo.

Nos últimos anos, a sua utilização tem alcançado um crescimento enorme em áreas do interior, principalmente por sua grande variedade de cores, acabamentos, texturas e novas adições que foram adicionados a sua composição, como o acabamento Topshield, o que tem gerado uma revitalização da indústria.


Postado por: Ellen Oliveira


.

terça-feira, 30 de abril de 2013

Mais uma Novidade  galera!!!

REVITECH LANÇA O PISO ECOIDEA

ECOIDEA: Piso inovador da Revitech

ECOIDEA: UM PISO INOVADOR

A REVITECH PISOS LANÇOU O INOVADOR PISO ECOIDEA. TRATA-SE DE UM PISO AUTOPORTANTE E DE ALTO TRÁFEGO, CRIADO COM O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE, QUE GARANTE UM AMBIENTE BELÍSSIOM E NATURAL, SEM AGREDIR A NATUREZA.
É UM PRODUTO SOFISTICADO E DE ALTA TECNOLOGIA (LVT - LUXURY VINIL TILE), IDEAL PARA PISOS ELEVADOS, E É DESENVOLVIDO COM 70% DE PVC RECICLADO PÓS-CONSUMO. É O ÚNICO PRODUTO DO MERCADO COM BEVEL (BORDAS CHANFRADAS) E CP, SISTE,A DE FICAÇÃO ECOLAY (LLT - LOOSE LAY TILE), NOVA TECNOLOGIA QUE DISPENSA O USO DE COLA.
O PISO ECOIDEA CHEGA AO MERCADO EM TRÊS COLEÇÕES:
  • SPECIAL COLLECTION WOOD: SETE MODELOS EM RÉGUAS PADRÃO MADEIRA
  • SPECIAL COLLECTION CONCRET: DOIS PADRÕES EM PLACAS COM TEXTURA E AMBIENTAÇÃO DE CONCRETO
  • SPECIAL COLLECTION DECOR: TRÊS PADRÕES, TAMBÉM EM PLACAS, COM TEXTURA E AMBIENTAÇÃO DO GRANITO.
concret-light-135901   concret-medium-135902      decor-granito-cinza-claro-131143       decor-granito-cinza-escuro-131147      decor-granito-rosa-131141     wood-aguana-135904   wood-copaiba-133905      wood-cumaru-133013      wood-ipe-ebanizado-135941       wood-marchetado-freijo-135062    wood-marchetado-sucupira-133702   wood-pau-marfim-133131

quarta-feira, 17 de abril de 2013


ladrilhos e cimentícios surpreendem

 Os ladrilhos foram resgatados e viraram hit. Os cimentícios estão coloridos e ganharam também as paredes. Acredite: você ainda vai pisar num piso desses por aí

  Modernos, coloridos e versáteis, os revestimentos à base de concreto estão bem diferentes dos modelos que conquistaram os lares brasileiros na década de 90, revestindo principalmente pisos externos. Novos formatos e estampas transformaram o produto num hit também em paredes. “É excelente para criar relevos, cobrindo uma parede inteira ou só um trecho”, explica a designer de interiores Rute Stédile, de São Paulo. Parte dessa família, os ladrilhos hidráulicos também multiplicaram seu cardápio de opções.

01-revestir-2013-ladrilhos-e-cimenticios


Espero que tenham gostado...
Beijos e até a próxima postagem 

Postado por :Amanda Santos 

terça-feira, 16 de abril de 2013

REVESTIMENTOS DE PEDRAS

 Até pouco tempo voltadas só para o mercado externo, as rochas exóticas nacionais caíram nas graças dos brasileiros. “São chapas únicas, com cores e texturas chamativas, nada convencionais”, explica Cid Chiodi Filho, geológo da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas). Outra novidade é a evolução no parque de beneficiamento das pedras. “As empresas vêm investindo fortemente em tecnologia de ponta para corte e acabamento em função da crescente demanda no país”, afrma Herman Krüger Figueira, superintendente do Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag). Também vale registrar a chegada de pedras naturais e artificiais trazidas de fora.

Mármore Pietra Gray, da Alicante, próprio para pisos, paredes, tampos e mesas. Vem em chapas de 3,05 x 1,80 m



Espero que tenham gostado ...
Até a próxima postagem...

Postado por : Amanda Santos





domingo, 14 de abril de 2013

Bom dia a Todos,


Pisos e revestimentos certos para uma casa bem decorada e bonita


 Pisos e revestimentos são a base de uma casa bem decorada e bonita. Se forem escolhidos da maneira certa, deixam qualquer ambiente, desde banheiros e quartos  até sala e cozinha mais elegantes e agradáveis.

Que tal esse piso cimentício Hardscape para a piscina de sua casa de praia dos sonhos? Esse tipo de piso, além de conferir uma aparência mais rústica e ao mesmo tempo sofisticada ao lugar, tem um excelente desempenho quando se trata de durabilidade e resistência mecânica. Outra ótima qualidade sua é o fato de ser atérmico, ou seja, retém pouco calor e, portanto, esquenta menos quando o sol bate.
Piso ou revestimentos certos para o recanto dos sonhos

E para o resto da casa? O que acha desse piso cimentício Castelatto? Possui a mesma propriedade atérmica, de não esquentar muito debaixo do sol, e oferece uma aparência clean e uniforme

Piso ou revestimentos certos para o recanto dos sonhos
Uma boa pedida para o interior da casa é o piso de cerâmica rústica. Colorações quentes, e misturas não uniformes, este tipo de cerâmica atribui um ar mais aconchegante ao ambiente, sendo ideal para cozinhas,varandas e até salas de jantar.
Piso ou revestimentos certos para o recanto dos sonhos

Outra alternativa de piso muito utilizado na arquitetura e decoração é o ladrilho hidráulico. Sua beleza confere uma qualidade divertida ao design do ambiente; por causa de seus diversos desenhos, é possível brincar mais com cores e formas no resto da decoração.
Piso ou revestimentos certos para o recanto dos sonhos

E aí, qual você prefere?

Postado por : Diana Fraga

Até a Próxima Postagem!




sexta-feira, 5 de abril de 2013

Piso emborrachado



O assunto de hoje fala sobre uma solução ideal de piso para locais onde existe uma ampla circulação de pessoas e a necessidade de cuidados especiais quanto a segurança!


Como seria um piso emborrachado?? O piso de borracha ou emborrachado (liso ou pastilhado) é um tipo de piso prático, antiderrapante, econômico e muito seguro, pois oferecem grande durabilidade e resistência. Nada sofre com variações normais de temperatura e é de fácil aplicação, ele é entregue em rolos, mantas ou placas que podem ser colocadas rapidamente no contra piso. Se você quiser evitar o quebra-quebra do chão na sua cozinha, pode aplicá-lo direto no piso antigo, sem a necessidade de passar pelo transtorno de uma reforma. A limpeza também é fácil, basta você ter uma vassoura em mãos ou, se preferir, um balde d’água, pois ele é impermeável.






Ele também pode dar um aspecto legal na estética do local se for bem usado!







 Bom... é isso gente! Espero que tenham gostado.
Beijos e até a próxima! 

Postado por Ellen Oliveira.

terça-feira, 26 de março de 2013

Piso com epoxi

OLÁ! Na postagem de hoje iremos mostrar um vídeo muito legal. O vídeo mostra uma verdadeira obra de arte em revestimento para piso feito com Epóxi. Para quem não sabe, o  Revestimento Piso Epóxi e aplicado em camadas de alta resistência abrasiva e mecânica, de conformidade com o piso revestido. O Revestimento Piso Epóxi é uma alternativa eficaz em termos de custo-benefício. Ele também é recomendado para áreas de trânsito, processamento e armazenamento de produtos.


Então é isso! Espero que gostem da ideia!

Postado por Ellen Oliveira.

sábado, 23 de março de 2013

Piso com papel reciclável

Na postagem de hoje iremos mostrar uma opção de revestimento para piso muito legal! Piso de papel reciclado, tem efeito rústico dando tons naturais ao ambiente. Confira como você pode forrar o piso com o papel reciclado tipo craft e obter um resultado incrivelmente belo e ecológico. 


Por definição, o Papel craft é “um tipo de papel fabricado a partir de uma mistura de fibras de celulose curtas e longas, provenientes de polpas de madeiras macias. Esta mistura de fibras confere a este tipo de papel características de resistência mecânica com bom desempenho para o seu processamento em máquinas e uma relativa maciez.”
Piso de Papel Reciclado
Para fazer o revestimento com o papel craft, você precisa de pedaços de papel rasgados (não cortar) para obter um efeito mais natural. Amasse os pedaços para quebrar as fibras do papel e mergulhe-os em uma bacia com uma mistura de água e cola, meio a meio. Aplique e espalhe no chão, retirando eventuais bolhas e dobras.
Piso de Papel Reciclado
Aguarde a cola secar completamente e aplique até seis camadas de poliuretano, aguardando a secagem completa entre as demãos aplicadas. Pronto, no final você consegue ter um resultado muito satisfatório! 

Postado por Ellen Oliveira.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Bom dia Galera!
Mais uma novidade no nosso blog.
     
                        Parecem Madeiras,mas Acredite não são!



     Pensando na preservação ambiental, os fabricantes investem em produtos alternativos à matéria-prima maciça. O resultado é a oportunidade de escolher materiais cada vez mais fiéis a ela, mas que pesam menos no bolso e na consciência.

     Nada substitui o tom da madeira para aquecer os espaços. E é possível garantir esse aconchego cuidando também do meio ambiente, sem usar a matéria-prima. "Antigamente, as imitações não convenciam, mas hoje reproduzem os padrões com perfeição", afirma Carlos Rossi, arquiteto da Formica. Hoje, há acabamentos cerâmicos, vinílicos, cimentícios e até de alumínio que trazem a textura da matéria-prima e ainda custam menos. "Na compra, já se nota a diferença. Mas o ganho é maior ao longo do tempo, pois a durabilidade é superior e os gastos com a manutenção são baixos", explica Marco Diehl, diretor do Grupo Incefra, fabricante da Tecnogres. A dica determinante para assegurar a aparência fiel é o cuidado na hora de instalar - as emendas devem ficar praticamente imperceptíveis. "No caso do porcelanato, o modelo retificado confere regularidade no tamanho das peças e visual uniforme com um rejuntamento mínimo, de cerca de 2 mm", indica Fredy Spegel, operador de mercado da Itagres. Marco lembra que existem rejuntes com cores bem próximas às do material natural. Antes de bater o martelo pela tendência, a arquiteta paulista Letícia Ruivo faz uma única ressalva: "Se o ambiente já tiver madeira verdadeira, não aplique nenhum produto que a imite", ensina.


Com aparência de material de demolição, o revestimento Madeira, da linha Tecnostar (Tecnogres), é fabricado em cerâmica esmaltada. O produto é adequado tanto para ambientes internos quanto externos, como varandas e deques. As placas de 47 x 47 cm costumam ser usadas no chão, mas também existe a possibilidade de revestirem paredes. Tatifran, R$ 20 o m².



O Nature BW, porcelanato da linha Eco Nature (Portinari), pode ser assentado em pisos e paredes dentro e fora de casa. Disponível também com acabamento antiderrapante, ideal para áreas molhadas. Cerâmica Portinari, R$ 164,90 o m², nos tamanhos 0,15 x 1,20 m e 0,20 x 1,20 m.



Pisos e paredes de espaços internos ou externos podem receber o porcelanato Atlântica Beige, da linha Actual (Itagres). As peças de 23 x 67 cm são retificadas. Dicico, R$ 48,89 o m².


E ai gostaram?// Boa Opções de revestimentos não é mesmo ?/
Até a próxima postagem!!
Beijos!
Postado por Amanda Santos.

Revestimento com Moedas

Na postagem de hoje veremos algo muito diferenciado e criativo. E que além disso traz um aspecto muito legal na estética do local. 

Essa ideia teve início em um grande hotel de Nova York chamado Standard Hotel, os clientes que se hospedavam no hotel, descartavam ou simplesmente perdiam suas moedas de 1 centavo nas suítes e os funcionários as guardavam. Quando chegou ao montante de 50.000 moedas de 1 centavo o hotel decidiu criar um piso com elas. Com muita paciência e cola, fizeram um piso ecológico, econômico e charmoso no restaurante do hotel.




Depois disso, um Designer austríaco chamado Stefan Sagmeister foi bem mais alem e utilizou 250.000 moedas para criar um desenho no piso de uma praça em Amsterdã.Mais uma vez muita criatividade e dedicação para fazer essa obra linda.

praçamoeda fig-011


Algumas pessoas gostaram da ideia e já começaram a usufruir disso, elas não só usaram como revestimento para piso como também em móveis, paredes e outros.


E aí, que tal??? Gostaram??? É uma opção interessante para seu revestimento, basta só usar a criatividade e abusar dela! 

Postado por Ellen Oliveira.

sábado, 9 de março de 2013

CIMENTO QUEIMADO

BOA NOITE..
E AI GALERA JA SABEM SOBRE O CIMENTO QUEIMADO? ..E UMA OTIMA OPÇÃO PARA REVESTIMENTOS PARA PISO ......VEJA AS NOVIDADES...

Se você está procurando por alternativas de revestimento para o piso da sua residência, precisa conhecer o cimento queimado. É uma alternativa de piso em cimento bastante popular, que fornece um acabamento agradável para a superfície de pisos, e acima de tudo é barato, por se valer apenas dos materiais de construção mais simples e baratos, o cimento e a areia.

        O QUE É CIMENTO QUEIMADO?

O cimento é, depois da madeira, provavelmente o material de construção om mais usos possíveis, desde a argamassa de assentamento, aos blocos de concreto. No que diz respeito a revestimentos, há uma gama de maneiras de se pensar um piso, e uma delas é o cimento queimado, que nada mais é  que uma forma de acabamento de pisos que leva apenas cimento. Apesar de o nome sugerir algum processo de combustão, nada deste gênero está relacionado: a “queima” do cimento não está relacionada a fogo, pois o termo provavelmente surgiu associado à perda, desperdício do cimento, que e polvilhado sobra a massa ainda molhada.
O piso de cimento queimado possui a aparência de um piso de cimentado alisado. De fato, a principal característica visual da superfície de cimento queimado é a sua lisura. Ele combina a aparência rústica da superfície de cimento/concreto com a elegância de um piso alisado.


http://mundotop.com/wp-content/uploads/2012/02/cimento-queimado.jpg 

Postado por Amanda Santos.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Efeito piso de madeira com porcelanato e PVC


O piso de madeira tem tido bastante sucesso por causa da sensação de elegância e aconchego que ele traz ao ambiente. Seja ele os tacos ou as tábuas corridas. Acontece que a manutenção desse material é mais difícil de ser executada, devido a delicadeza do material.

Foi exatamente por esse motivo, que algumas empresas do ramo inovaram criando revestimentos de outro material, no qual a sua estética assemelha a madeira. Estes materiais são o porcelanato e o PVC (Poli Cloreto de Vinila). Tratam-se de um revestimento de alta tecnologia, e podem ser encontrados em vários tons e formatos. Uma das vantagens desses materiais é o menor custo (em algumas ocasiões), resistência e maior facilidade na hora da aplicação. 




Porcelanato:


No caso do porcelanato, a vantagem está na praticidade de ter um revestimento cerâmico. Várias marcas já trabalham com esta opção. As empresas possuem diversas opções de peças que imitam com perfeição tábuas de madeira como araucária, eucalipto, imbuia, garapera, ipê, entre outras.
Há também linhas que reproduzem a madeira envelhecida e possuem até textura, dando mais realismo às peças.

Os porcelanatos com este padrão também são vendidos em formato comprido, com 20X120 cm, como se fossem tábuas (foto acima), contribuindo ainda mais no efeito natural.


A aplicação é igual a de um revestimento cerâmico comum, assentando sobre o contrapiso com argamassa e finalizando com rejunte específico. Somente por isso – o rejunte- é que é possível identificar que aquele piso não é madeira real, já que a união das peças fica bem delimitada. Outra coisa é a temperatura. O porcelanato é frio, diferente do calor natural do piso de madeira, ou mesmo do PVC.
Para quem está reformando e que trocar o piso já aplicado, a Portobello desenvolveu um porcelanato extra fino, que permite a sobreposição ao revestimento já existe. Um solução que evita quebradeiras e até o ajuste de portas para que se adequem a nova altura do piso.




PVC (Poli Cloreto de Vinila):


Outra boa alternativa são os laminados de PVC. São produtos à base de plástico, mas com aparência perfeita de madeira. Flexíveis e de fina espessura (chegam até 2mm), esse revestimento pode ser colocado tanto no contrapiso quanto sobreposto ao já existente.
A fixação é feita geralmente com uma cola de contato, do mesmo tipo da usada por marceneiros, mas algumas linhas são autoadesivas – o que é bem prático. Em ambos os casos, a aplicação é rápida e é possível fazer a instalação de um ambiente inteiro em poucas horas.
A junção das peças é perfeita, porém o revestimento não é recomendado para áreas externas. Segundo o fabricante, a manutenção é simples. Pode ser feita com pano úmido, detergente neutro e também pode ser lavado.
É mais comum vermos o PVC em espaços comerciais, mas o uso em residências é muito indicado e vem crescendo. A temperatura do PVC assemelha-se a da madeira e o piso possui boa absorção de ruídos.





Postado por Ellen Oliveira.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

QUEM SOMOS ?

Olá a todos! Sejam muito bem-vindos ao nosso blog "Revestimento para Piso".

Nós somos alunas do SENAI, estamos cursando Técnico em Edificações e criamos esse blog para que através dele todos possam ficar sabendo sobre as novidades e novas tecnologias do design de revestimentos de piso do Brasil e do mundo. Toda semana iremos publicar uma nova notícia sobre o assunto já citado acima.
Revestimento para piso é mais do que decoração. É design, glamour, beleza, tudo para que seu ambiente fique cada vez mais aconchegante e luxuoso.

 

Blogueiras:Ellen Oliveira, Amanda Santos e Diana Faria.